Por que fazemos isso? – Planejamento Giro Cone Sul

No último final de semana fizemos o nosso Bota Fora em Pirassununga, a viagem de despedida dos amigos antes da tão aguardada viagem ao Ushuaia, maaaaaas muita calma nessa hora, só vou escrever sobre ela quando terminar de editar o vídeo e as imagens rsrs

Algo muito legal que aconteceu nesse passeio é que conhecemos uma galera de Barretos super bacana, e entre eles estava o jornalista Paulo Marques, que vai escrever um pouquinho sobre nós e sobre a viagem, é muita moral né \o/ rsrs. Hoje ele me mandou uma mensagem perguntando por que eu comecei a gostar de viajar de moto, e, sinceramente, estou pensando nesta resposta a algumas horas rsrs, sabe, pra falar a verdade… me pergunto isso constantemente, por que fazemos isso?
Como não sou a única doida da história… recorri aos universitários rsrs perguntei para os outros quatro integrantes da equipe que me suportarão por um mês, rodando mais de 12 mil kms juntos, e me deram as seguintes respostas (alguns sempre picaretas, né Gerson :P) rsrs

Gerson – São Carlos SP: “Eu porque a moto não paga pedágio Kkkkkkk. Haaaaa, pela liberdade, pela amizade no mundo da moto e pelo amor as duas rodas.”
Carlos – Vargem Grande Paulista SP: Manete foi meu primeiro mordedor… Sempre sonhei em viajar e andar em grupo. Até que conhecido um anjo que usa capacete em vez da aureola… Vc cuida de mim que eu cuido de vc!!!

Sempre gostei de viagem, natureza e liberdade. Pra que lado eu poderia ir? Com o tempo descobri que o mundo moto é mais do que isso. União, amizade, companheirismo… Família. E é nas estradas que apertamos esses laços.
K-pot – Viçosa MG: Porque mais do que uma moto, ganhamos uma família!
Sérgio – Maceió AL: A moto, além de dar muito prazer em andar,  alia liberdade com amizades.

Concordo com cada um deles, a liberdade que sentimos ao pilotar, o vento no rosto, o prazer de estar entre os amigos, os lugares que descobrimos e as pessoas que cruzam nossos caminhos fazem realmente cada km valer a pena, mas ainda acho que faltam muitas palavras para descrever tamanha emoção. Acho que comecei a gostar de moto qdo era criança e viajando com os meus pais, sempre ia dormindo no banco de trás, maaaaas levantava rapidinho quando ouvia o barulho de uma moto nos ultrapassando, e já tinha vontade de estar ali com eles. Talvez tenha tido alguma razão subliminar rsrs porque até os meus 5 anos tinha um vizinho motociclista, e hoje, por sinal, somos do mesmo Moto Clube. Talvez tenha sido a primeira viagem que me fez gostar desse mundo moto, em que fui sozinha pra Santos numa CG 125 amarela, que não passava dos 90 kms/hr, e nessa “aventura” tomei multa, me perdi 4 vezes, fiquei com calos na mão, tomei chuva, ou seja, deu tudo errado, mas nunca mais parei rsrs. É realmente difícil descrever o porque gosto tanto de viajar de moto, mas sei que não me imagino não fazendo isso :-) e por isso os sonhos vão cada vez mais longe, dessa vez rumo ao Ushuaia.

Bem, quase que diariamente muitos me perguntam como faço o planejamento de uma viagem assim, felizmente nosso grupo é muito bacana, então cuidei quase que integralmente dessa parte, e divido em alguns tópicos a dicas de como será tudo:
1-) Definir um objetivo: É um sonho poder algum dia viajar sem destino e sem pressa, mas como só temos 30 dias… no nosso caso é preciso ter um foco. Na viagem do ano passado nosso foco era Macchu Picchu, com isso atravessamos alagamentos, atrasamos o roteiro…e na volta até pulamos o Atacama devido a falta de tempo, porque o foco era Macchu Picchu, o resto seria lucro. Devido os muitos problemas, se levássemos um mês pra chegar lá, sem problemas, mas chegaríamos!!!
O foco desse ano é o Ushuaia, claro que desejamos conhecer muitos outros lugares como Punta Del Leste, Montevidéu, Colonia do Sacramento, Buenos Aires, Península Valdéz, El Calafete… mas se acontecer algum imprevisto, nosso foco é Ushuaia, adaptamos o roteiro para chegar lá!!!

2-) Ler relatos de outros viajantes: Aprender com quem já foi é primordial, assim é possível ter uma noção do caminho e até escolher os melhores pontos a visitar.

3-) Definir o roteiro: Viajar nos mapas é uma delícia!!! Google Maps forever!!! rsrs . Ao fazer um roteiro coloco a cidade inicial e a final, e aí vou vendo as cidades no meio do caminho e pesquiso onde seria interessante passar. Normalmente tento colocar um percurso de no máximo 700 kms por dia, mas tudo vai variar com a estrutura da cidade e com as informações que consegui obter. Nessa viagem teremos o seguinte roteiro, rodando mais de 12 mil kms.

 

4-) Escolher o que fazer: Em sites como o Mochileiros.com, Viagem de moto, fóruns, tripadvisor… são ótimas fontes para descobrir as coisas mais legais a se fazer, e também é por aí que me baseio pra escolher onde ir, coloco tudo na planilha, as vezes até com previsão de valores.

 

5-) Pesquisar alguns hostels/pousadas/hotéis pelo caminho. Numa viagem de moto é complicado reservar hotel, mas é bom saber previamente onde ficar, pode evitar furadas e perder tempo perguntando por aí, essa parte ainda estou conferindo rsrs

6-) Previsão de gastos: Nossa estimativa de gastos para essa viagem é de 7 mil reais cada um, devido a alta do dólar e dos muitos passeios que faremos. Esperamos gastar menos, mas é sempre bom ter uma reserva para alguma emergência.
7-) O que levar: Como mulher é uma briga comigo mesmo não levar um mundo de roupas e calçados, mas como não temos mesmo muito espaço na moto, é bom se policiar, no nosso planejamento esperamos levar mais ou menos esses itens:

8- ) Trocas de óleo e manutenções: É sempre bom tbm planejar onde irá fazer qualquer manutenção na  moto, ou até mesmo a troca de óleo, assim evita esgoelar muito a motoca

9-) Divisão dos acessórios: Como vamos em cinco integrantes, não tem o porque ter 5 chaves de roda, 5 bisnagas de óleo, 5 rolos de silvertape… é tudo combinado:

 

10-) Documentos – Cada país tem a sua particularidade e exigência, é primordial pesquisar e, se tratando de documento, melhor pecar pelo excesso.

O lema deste blog são as palavras de Pablo Neruda: “O mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar”, então vamos lá, rumo aos sonhos e cheios de amigos na garupa \o/

14 comentários sobre “Por que fazemos isso? – Planejamento Giro Cone Sul

  1. Rinaldo Tadeu Franchini

    Noellen torço pelo sucesso da viagem, estou babando de inveja (no bom sentido) claro, adoraria fazer uma viagem dessas, mas infelizmente ainda não chegou a minha hora….estarei colocando todos em minhas orações e pedindo ao Papai do Céu muita luz e proteção para todos….forte abraço a todos e que assim seja, RUMO AOS SONHOS…..

    1. admin Autor da Postagem

      Aaaaahhh Rinaldo, muito obrigada pela torcida, cada um tem o seu momento, a sua viagem logo chegará tbm 😉 e será um sucesso.

      Vlw

  2. LUCIO BRESSAN

    Já foi informada que serei o primeiro mas não o único em sua garupa e se Deus quiser ainda serei acompanhante em alguma “viagem louca” contigo, vai com Deus e sempre nos atualize… você é minha “ìdala” e inspiradora.

    1. admin Autor da Postagem

      kkkk é sempre bom demais ter a cia dos amigos Lucio, qto mais pessoas especiais igual vc, um GRAAAAANDE amigo 😀 muito obrigada pela torcida e apoio, voltaremos cheios de histórias 😉

      É aquela, a gente vai primeiro pra aprender o caminho e passar pros outros \o/ e será uma honra logo logo a rodarmos juntos

  3. Messa

    Sabe como é né, tô aqui pra curtir mais este relato e desejar que tudo dê certo nessa nova futura conquista.
    Deixe espaço pro garupa virtual aqui viu rsrs
    Boa viagem a todos e divirtam-se
    Forte abraço

    1. admin Autor da Postagem

      kkkkkk ai de vc Messa se não for junto na garupa virtual kkkkk queremos voltar com o sentimento de realização de todos rsrs igual no Giro Latino rsrsrs

  4. Diego Ehmke

    ae Noellen, nova viagem hein,
    se por acaso passar por Santa Cruz do Sul(RS) da uma paradinha no [url=http://ranchoamerica.blogspot.com.br/]Rancho America[/url]
    [img2]http://1.bp.blogspot.com/-8Jim0AaOlDg/U7WTkQYkCWI/AAAAAAAAAtI/9bj3QC_b_aE/s1600/010.JPG[/img2]
    fica na [url=https://www.google.com.br/maps/dir//rancho+america/data=!4m5!4m4!1m0!1m2!1m1!1s0x951ca2b0ab21a967:0xa47936b56d1f8297?hl=en]BR 287[/url]
    parece ser uma parada interessante,
    e boa viagem

  5. Silésio

    Li o relato da viagem “Giro Latino” no fórum TÉNÉRÉClub todo hoje, sem saber que já estava planejando outra. Tomou gosto pela coisa mesmo.

    Ushuaia será meu destino em 2017. Enquanto não chega, fico aqui torcendo por vocês.

    Desejo a você e demais, Sucesso. Aproveitem cada momento da transformação de um sonho em realidade. Desejo também Proteção Divina.

    1. admin Autor da Postagem

      Obrigada Silésio kkkkk pois é, a gente não para kkkkk o bichinho da estrada picou pra valer

      Vlw mesmo pela torcida, será demais levar tantos amigos na garupa conosco 😉

  6. Sandro PG

    Olá minha querida amiga Noellen, já estou aqui roendo as unhas de aflição,: como em uma emocionante novela,louco por saber o que estar por vir no próximo episódio kkkkkkkk.
    Quero te desejar uma boa sorte e boa viagem a você, Bône e aos novos integrantes do bonde.
    Beijos. vou na garupa novamente kkkkk

    1. admin Autor da Postagem

      kkkkk Sandro, estou mega atrasada com as postagens rsrs mas aguenta aí, pq está sendo tudo o máximo!!!

      Bjs, obrigada pela torcida 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>